O tema de tecnologia para pequenas e médias empresas sempre foi um tabu e acredito que ainda existam muitos receios e paradigmas atrelados a ele. Para tentar desmistificar esse tema, vou resumir uma Live que fiz com a Serasa na semana passada relacionada a esse assunto e tentar esclarecer as principais dúvidas enviadas pelos participantes.
Como a gente pode identificar a
diferença entre a digitalização e
a transformação digital?
Esse tema é bastante discutido e muita gente confunde digitalização e transformação digital. De uma maneira bem simples, podemos definir digitalização como uma informatização do modelo de negócio já existente ( Ex: Uma empresa familiar de venda de brigadeiros que tem o processo de fabricação manual, venda boca-a-boca e recebimento em dinheiro. O processo de digitalização acontece quando informatizamos alguns desses processos, por exemplo, usar uma maquininha de cartão ao invés de receber apenas em dinheiro) e a transformação digital é uma mudança de pensamento/comportamento dentro das empresas, onde os clientes são o centro das decisões. Podemos definir como repensar o próprio cerne do negócio a partir da gama sem precedentes de tecnologias já à disposição ( Ex: Lojas antigas de aluguel de filmes migrando para o modelo de assinatura on-line).
Como o uso da tecnologia
vem impactando o varejo?
Se olharmos para um passado próximo (cerca de 10 anos atrás), o setor que mais demorou para evoluir foi o varejo, mas nos dias de hoje, me arrisco a dizer que ele é um dos que mais evolui tecnicamente (Ex: Magalu, Via Varejo, Americanas...) e vem ditando as tendências tecnológicas para outros setores.
Omnichannel, RFID, Big Data, QR Code, Inteligência Artificial... todas essas tendências já estão em muitas empresas do varejo e irão evoluir muito nos próximos anos. Outra tendência será as compras sem contato físico ou fricção (lojas inteligentes).
Qual o grande medo do pequeno
comerciante em relação à tecnologia?
Acredito que a maioria dos pequenos empresários tem medo da tecnologia por não conhecer ou por achar que o investimento é muito alto.
Atualmente existem muitas plataformas para vendas on-line sem nenhum custo e com uma facilidade muito grande de uso, por exemplo. (Basta fazer uma busca pelo Google que você terá uma lista grande de opções, vale ressaltar a importância de conhecer a empresa, pesquisar sobre opiniões e reputação dessas ferramentas)
Minha dica é tentar se aproximar da tecnologia como uma aliada para ajudar na evolução das empresas e processos existentes. Atualmente existem muitos cursos grátis que podem auxiliar nas escolhas tecnológicas ou direcionar em qual caminho você deve seguir. Com isso o receio de investir em tecnologia diminui e com o passar do tempo, o medo deixará de existir.
Como adequar um comércio já
existente com a tecnologia que
você já tem ao seu alcance?
Existem inúmeras tecnologias que estão ao alcance de uma pequena ou média empresa, desde um simples aplicativo de troca de mensagens como o WhatsApp até mesmo um CRM para um melhor controle da carteira.
O ideal é ficar atento as novidades e ver como cada tecnologia pode ser aplicada no seu negócio, analisando o investimento e a complexidade em implementá-la. No caso de escolher uma tecnologia para interagir com o seu público alvo, o recomendado é validar se eles estão aptos a usa-la ou não.
Vale lembrar que em muitos cenários, o uso de tecnologia é uma questão de sobrevivência e não apenas de evolução. Podemos citar vários exemplos emblemáticos de empresas que perderam relevância ou fecharam por não acompanharem as evoluções de mercado e tecnológicas. Entre elas: Kodak, Blackberry, Blockbuster, Atari...
Segundo um estudo da Oxford Economics, 89% das pequenas e médias empresas consideram que a transformação digital é vital para a sua sobrevivência e 54% acreditam que as mudanças tecnológicas já são uma prioridade em suas agendas - dados de 2018.
O Instagram tem se mostrado um grande
aliado para aqueles que pretendem fazer
vendas pela internet. Como você vê o uso dessa
plataforma com esse objetivo?
Eu vejo como OBRIGATÓRIO ! Não somente o Instagram, mas outras plataformas como Linkedin ou Facebook são canais importantes para uma presença digital, todas essas plataformas, contém ferramentas específicas para vendas ( Instagram for Business, Linkedin SalesNavigator ou Facebook for business ) e devem ser consideradas como uma extensão das empresas.
Importante lembrar que, não basta apenas ter uma conta nessas ferramentas, é preciso acompanhar e interagir com seu público. A presença digital é baseada em engajamento e para ter sucesso nesses canais é preciso constância e dedicação.
E o whatsapp, até que ponto pode ser
usado para vendas de forma confiável?
O WhatsApp é sim uma ótima ferramenta para vendas e é uma ferramenta segura, desde que usada corretamente! A versão mais adequada para o uso é o WhatsApp Business, que é a versão voltada para empresas.
Nessa versão é possível cadastrar o telefone fixo e aproveitar a base de clientes que já possuem o telefone fixo como referência.
A versão Business, contém algumas funcionalidades interessantes: Sugestões de mensagens, métricas para acompanhar mensagens enviadas, recebidas, lidas...Criar marcações nos clientes(Pagamento pendente, Pagamento efetuado...).
Quais os cuidados necessários
para que não se caia em golpes
ao aproveitar essa tecnologia já existente?
Em primeiro lugar, é muito importante usar ferramentas e tecnologias já testadas e bem disseminadas ! Uma maneira simples, é fazer uma pesquisa da reputação da ferramenta ou serviço que está querendo utilizar, pode ser conversando com outras pessoas que já usam ou fazendo pesquisas em sites confiáveis.
Evite sempre clicar em links desconhecidos ou enviar links aos clientes. No caso de uma divulgação ou promoção, prefira enviar a imagem ou enviar o conteúdo completo, assim você evita cair em golpes e seus clientes também ficam mais seguros.
Para finalizar, eu gostaria de deixar alguns livros que podem ajudar na desmistificação da tecnologia nos negócios e na contribuição da geração de ideias inovadoras:
E você, se identificou com essas perguntas? Compartilhe um pouco de como a tecnologia pode ajudar as pequenas e médias empresas!
Até a próxima pessoal! \o/