Precisamos conversar sobre Open Banking!
O Open Banking é uma iniciativa do Banco Central que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, estimular a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para nós consumidores.
Você, pessoa física ou jurídica, é quem decidirá quando e com quem deseja compartilhar seus dados. O Open Banking irá assegurar a padronização do compartilhamento de dados e serviços.
Mas afinal, o que vai mudar na prática?
Com a chegada dessa nova tecnologia, será possível permitir que diferentes agentes do mercado financeiro interajam com os sistemas dos bancos para iniciar alguma transação ou compartilhar informações, desde que haja consentimento do cliente. Por exemplo, uma pessoa poderia receber propostas de crédito pessoal a partir de um aplicativo de venda de produtos sem precisar acessar diretamente o ambiente digital de algum banco.
Atualmente, temos uma "História" com cada instituição financeira, se decidirmos mudar para uma nova instituição, zeramos toda essa história, consequentemente o acesso aos produtos e créditos ficam limitados, conforme você vai criando essa nova "História" que as suas opções financeiras vão ficando mais interessantes.
Já com o Open Banking, isso não irá mais acontecer, nós que decidiremos quem pode usar ou ter acesso a essa "História financeira", isso irá proporcionar uma facilidade muito grande e estimular muito o mercado financeiro. Já pensou você ter acesso ao cheque especial do banco "X" dentro do seu banco "Y" por ter uma taxa melhor? Pois é, isso é só um exemplo do que pode vir por ai.
Quando entrará em vigor esse novo sistema financeiro?
Hoje, sexta-feira (13 de Agosto de 2021) , o sistema financeiro vai entrar em uma nova era no Brasil, iniciando o funcionamento do sistema que permite aos clientes autorizarem o compartilhamento de dados pessoais e financeiros entre instituições bancárias. "Irá ser tão revolucionário quanto a internet", afirma o presidente do Banco Central.
Será seguro compartilhar esses dados?
Uma das regras, é que somente as instituições financeiras, autorizadas, reguladas e supervisionadas pelo Banco Central podem ter acesso a essas informações DESDE QUE tenha uma autorização de cada pessoa física ou jurídica, logo, nenhuma empresa terceira irá conseguir se beneficiar desse dado. Vale lembrar, que esse sistema terá uma camada de segurança própria, controlada pelo Banco Central.
Provavelmente, não iremos ver nenhuma grande mudança nos primeiros meses, mas sem dúvida o Open Banking irá proporcionar novos produtos, novos serviços, redução de juros, mais crédito, maior inclusão financeira e novas formas de se relacionar com as instituições financeiras.
Agora vamos fazer o cadastro no novo sistema e aguardar as cenas dos próximos capítulos, não é mesmo? Confesso que estou muito entusiasmado com essa nova era que está por vir.
E você? O que espera com esse novo sistema? Comente...
Até o próximo texto! \o/