O convívio social faz uma falta danada!
Não sei você, mas eu sinto uma falta danada do convívio social! Tomar um café após o almoço com a equipe, fazer uma discussão técnica escrevendo na parede de vidro, happy hour para jogar conversa fora ou até mesmo aquela reunião mais tensa para decidir as prioridades.
O convívio social sem dúvida é fundamental para o bem estar emocional das pessoas. Recentemente eu fiz uma pesquisa questionando sobre esse tema.
Veja que a esmagadora maioria (81%), sente falta de algum tipo de contato com as pessoas, mas isso não é apenas por conta do isolamento social que estamos enfrentando devido ao Covid-19, eu diria que é uma necessidade humana. Existem vários estudos que mostram que cultivar relacionamentos faz bem para a saúde e que a solidão adoece.
O que tem me ajudado muito nesse momento é a terapia, muita gente tem receio de fazer ou até mesmo desconhece o real benefício. Na prática, você consegue aprender como aceitar melhor essas situações e mudar alguns pensamentos que te fazem mal.
A maioria dos planos de saúde cobrem essa especialidade médica e para quem não tem plano de saúde, podem procurar o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) que é do SUS e é gratuito.
Mas, como podemos fazer
algo diferente no dia a dia?
Existem muitas respostas para essa pergunta e acredito que cada um deve ter uma resposta que goste mais. O que venho fazendo para tentar minimizar o impacto do isolamento é:
Não sou muito fã de academia, mas gosto muito de correr e isso vem me fazendo muito bem para iniciar o dia, corro de máscara perto de casa antes de começar o trabalho e com a liberação dos hormônios da felicidade, a endorfina e a dopamina, meu dia fica muito melhor.
Para deixar o clima de trabalho um pouco mais leve e manter o engajamento dos times no modelo remoto, mantenho uma agenda recorrente de descontração, onde o objetivo é ter um momento de juntar os times e jogar algum jogo virtual para darmos risadas e estimular a união de todos.
Alguns jogos que usamos:
Se tem algo positivo no isolamento forçado da pandemia, foi a possibilidade de aumentar o convívio com a família e isso é algo que pretendo manter após o retorno à normalidade. Pode parecer simples, mas almoçar na mesa com todos, assistir um filme juntos, alugar uma casa para passar o final de semana, jogar vídeo game com as crianças, ajudar nas lições on-line, passear na praça ou até mesmo comer um Mc, faz um bem absurdo.
Existem muitas outras coisas que podemos fazer para suportar esse momento terrível que estamos vivendo e quis compartilhar coisas que funcionaram para mim e espero que possam te ajudar de alguma forma.
Você se identificou com o tema? Compartilhe um pouco de como está enfrentando esse período de isolamento social!
Até a próxima!